Angela Ro Ro morre, aos 75 anos, no Rio de Janeiro
08/09/2025
(Foto: Reprodução) Morre, no Rio, aos 75 anos, a cantora Angela Ro Ro
Morreu no Rio de Janeiro, aos 75 anos, a cantora Angela Ro Ro.
Em um encontro histórico de divas xarás, em 1980, Angela Maria convida a jovem Angela Ro Ro para apresentar o primeiro sucesso.
“Eu, como autora e como intérprete, eu sempre falo do amor. E das dores e das vitórias do amor”, disse Angela Ro Ro.
Maria Júlia Coutinho: Angela Maria Diniz Gonçalves. E o "Ro Ro"?
Angela Ro Ro: ‘Ro Ro’ é porque achavam que a minha voz era grave e rouca. Era um apelido que eu detestava quando criança, mas adotei artisticamente.
A rebeldia de Angela Ro Ro inspirou Caetano Veloso:
“Eu compus uma música para ela, a pedido dela. A música se chama ‘Escândalo’ e vale a pena ser ouvida na voz dela”, diz o cantor e compositor Caetano Veloso.
A voz rouca, rasgada e dramática carregava influências de Elis Regina, Maysa e da norte-americana Ella Fitzgerald. O jeito de tocar piano misturava gêneros como blues, rock, bolero e samba-canção. Nos últimos anos, ela passou por dificuldades financeiras. A saúde frágil impediu a cantora de fazer shows. A última apresentação foi em maio, no Rio. Angela Ro Ro estava internada desde junho e morreu por complicações de uma infecção hospitalar.
“Uma artista maravilhosa, cantando cada vez melhor e uma pessoa muito... Uma personalidade fortíssima, mas uma artista brilhante. Vai fazer muita falta”, afirma o cantor e compositor Frejat.
“Ela sabia conduzir a plateia como poucas pessoas. Aquela voz rouca, Ro Ro, de um blues cantado com visceralidade e intensa, dramática, única. Muito especial”, diz o cantor e compositor Leo Jaime.
“Ao longo da carreira dela, ela lançou músicas inesquecíveis, profundas e únicas", afirma Caetano Veloso.
Angela Ro Ro deixou como legado para o Brasil: música de alta qualidade.
Ângela Ro Ro morre, aos 75 anos, no Rio de Janeiro
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Morre Angela Ro Ro, ícone da música brasileira, aos 75 anos
Angela Ro Ro morre aos 75 anos; personalidades lamentam